Blefaroplastia: o que é, para que serve e como funciona a recuperação
A região dos olhos costuma ser uma das primeiras a revelar os sinais do envelhecimento, como pálpebras caídas, excesso de pele e bolsas de gordura. Esses aspectos não apenas impactam a aparência, mas, em alguns casos, também podem prejudicar a visão. Para quem busca corrigir essas questões, a blefaroplastia surge como uma excelente alternativa. E é sobre isso que o Portal Amplo vai falar hoje.
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras superiores e/ou inferiores com o objetivo de remover o excesso de pele, músculo ou gordura acumulada. O procedimento tem fins estéticos — rejuvenescendo a expressão — ou funcionais, quando há comprometimento da visão por causa das pálpebras caídas.
Quando é indicada?
A blefaroplastia é indicada principalmente para pessoas que apresentam:
- Pálpebras superiores flácidas ou caídas;
- Bolsas de gordura abaixo dos olhos;
- Excesso de pele nas pálpebras que interfere na visão;
- Aparência cansada ou envelhecida ao redor dos olhos.
Embora seja mais comum a partir dos 40 anos, pessoas mais jovens com predisposição genética também podem recorrer à cirurgia.
Como é feita a cirurgia?
O procedimento é realizado com anestesia local, podendo ser associada à sedação. A cirurgia pode durar entre 40 minutos a 2 horas, dependendo da complexidade e se será feita em uma ou ambas as pálpebras (superiores e inferiores).
As incisões são feitas em regiões estratégicas, como o sulco natural das pálpebras, para que as cicatrizes fiquem praticamente imperceptíveis após a recuperação.
Como é a recuperação?
A recuperação da blefaroplastia costuma ser tranquila, mas requer cuidados especiais:
- Nos primeiros dias, é comum haver inchaço, hematomas e leve desconforto. Compressas frias ajudam a aliviar os sintomas;
- Os pontos costumam ser retirados em 5 a 7 dias;
- Atividades leves podem ser retomadas em poucos dias, mas a prática de exercícios físicos e a exposição solar devem ser evitadas por pelo menos 3 a 4 semanas;
- O uso de maquiagem na região operada também deve aguardar liberação médica;
- O resultado começa a ser visível nas primeiras semanas, mas o aspecto definitivo surge em cerca de 2 a 3 meses.
Quem pode fazer?
A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres com boa saúde geral, sem infecções ativas ou problemas de coagulação. O ideal é passar por uma avaliação médica completa, onde o cirurgião irá analisar as condições da pele, o histórico de saúde e os objetivos do paciente.
Considerações finais
A blefaroplastia é uma opção segura e eficaz para quem deseja rejuvenescer a região dos olhos e melhorar a qualidade de vida, inclusive no campo da visão. No entanto, como toda cirurgia, é fundamental procurar um profissional especializado e seguir todas as orientações pré e pós-operatórias.
Antes de decidir pelo procedimento, informe-se bem, tire suas dúvidas com um médico de confiança e avalie se essa é a melhor opção para o seu caso.
Compartilhe o conteúdo:
Publicar comentário