
Quando falamos sobre genética, dois termos muito importantes aparecem com frequência: genótipo e fenótipo. Embora pareçam palavras complicadas, o conceito por trás delas é fácil de entender. Nós, do Portal Amplo, vamos explorar o que é cada um desses termos e como eles estão presentes no nosso dia a dia.
O genótipo é o conjunto de genes que uma pessoa ou qualquer outro ser vivo possui. São essas informações que determinam as características físicas e biológicas de um indivíduo. Pense no genótipo como um "manual de instruções" guardado dentro das células, que define como o corpo deve funcionar e se desenvolver.
Esse conjunto de genes é passado de pais para filhos. Metade do seu genótipo veio do seu pai e a outra metade da sua mãe. No entanto, o genótipo não é algo visível diretamente, já que ele está dentro das células, mais especificamente no DNA.
Se você herda um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro que pode gerar olhos azuis, o seu genótipo vai incluir essas informações. Mas qual cor você realmente terá? Isso depende do fenótipo.
O fenótipo é o resultado visível ou observável das características determinadas pelo genótipo. É a manifestação física e comportamental dos genes em interação com o ambiente. Por exemplo, a cor do seu cabelo, a altura, e até o seu jeito de agir fazem parte do fenótipo.
Diferente do genótipo, o fenótipo é algo que podemos ver. Ele é influenciado não só pelos genes, mas também pelo ambiente. Isso significa que dois indivíduos com o mesmo genótipo podem ter fenótipos diferentes, dependendo do ambiente em que vivem.
Se uma pessoa herda um gene que permite ter a pele clara, mas vive em um local muito ensolarado, o fenótipo dela pode ser uma pele mais escura devido à exposição ao sol, mesmo que o genótipo seja para pele clara.
O genótipo pode ser comparado às instruções de uma receita, e o fenótipo seria o bolo pronto. Mesmo com a mesma receita, o bolo pode sair diferente dependendo de como ele foi preparado. Da mesma forma, pessoas com genótipos semelhantes podem ter fenótipos diferentes, dependendo do ambiente.
A principal diferença entre genótipo e fenótipo é que o genótipo é o código genético que herdamos dos nossos pais, enquanto o fenótipo é a manifestação física ou comportamental desse código, muitas vezes influenciada pelo ambiente. Entender esses conceitos é fundamental para compreender a genética e o desenvolvimento das características dos seres vivos.